Por que acampar? #inspire-se

Acampar é se conhecer. Para te inspirar.

Esse relato, num formato mais conceitual, serve mais para retratar a emoção dessas 30 horas do que de caráter informativo. Foi um camping que fizemos num feriado, sem muito planejamento, no interior de Jaraguá do sul, nas “montanhas” do Rio Manso, dentro de uma propriedade particular em abril de 2017.

IMG_5477

Conforto vs Diversão

Esse dia foi legal. Essa é primeira coisa que vem na cabeça de quem já acampou, ou deveria. Isso é o que todo aventureiro deve lembrar de um acampamento, embora não seja confortável dormir em barraca, ao relento, fora do conforto da cama macia e travesseiro gostoso. Mas existe um ditado, que todo primeiro acampamento deve ter um mínimo de conforto, pois se for muito perrengue, o que fica gravado é emoções negativas. Na verdade esse é o grande motivo de muitas pessoas não gostarem de acampar. Ou tiveram uma experiência ruim, ou ouviram um relato negativo, ou acham que não será confortável. Mas Convenhamos, o legal de acampar, apesar de a barraca ser a primeira coisa associada a camping, é a diversão e atividades. Lugar de dormir confortável é em casa.

Acampar e contemplar.

A experiência de falta de rotina, as surpresas, o medinho da noite, a fogueira (quando possível, de forma segura e autorizada) sempre são uma experiência que acrescenta e muda muito a maneira de viver. Os desapegos, desafios aos limites, aproximação da natureza, contemplação, o companheirismo e uma porção de outros aprendizados fazem do camping, algo que deveria ser feito pelo menos uma vez por anos por qualquer pessoa.

É uma experiência que nos leva a parar para perceber, contemplar, admirar tanto o ambiente quanto nosso pensamento, e refletirmos onde mora nosso coração.

Acampamento não precisa ser selvagem.

A quem diga que acampar, tem que ser muito sofrido, trilhas longas, isolamento e lugares selvagens. Mas a verdade é que essa é uma faceta da experiência mais profunda. Acampar em campings com estrutura mínima, também valem como experiência, principalmente para os iniciantes, ou pessoas com menos preparo ou resistência. Mas o que vale é sair da rotina, ampliar a perspectiva e viver emoções mais naturais, isso acrescenta e amplia a mente e coração pois se torna uma aventura, independentemente do nível de dificuldade.

Bora planejar a próxima aventura?

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑