“Salve mochileiros de plantão! Buenas? Põe o café pra passar, que lá vem história!”
..esse é um esboço da experiência da visita do https://www.parquebracoesquerdo.com.br/ não é um guia definitivo, e sim uma inspiração para um passeio fácil, sem grandes desafios e custos. Levamos amigos cariocas para conhecer primeira vez o Parque. Os detalhes de acesso, valores e cuidados, vou deixar para o final do post.
MOTIVAÇÕES
A escolha foi simples, estrutura, conforto, breves caminhos e uma experiência imersiva quase instantânea. O Parque oferece facilidades a todos os públicos, ele consegue em trilhas contadas em metros, isso.. são menos 150 m até as vias de escalada e cachoeira, e um mirante com bela vista. A experiência é uma introdução a aventuras maiores, qualquer um que deseja se conectar minimamente com a grandiosidade da natureza. O segredo está em aprender a contemplar cada detalhe deste lugar.

A sensação é de se estar em casa, muitas facilidades, dão uma boa sensação de segurança e relaxamento. Você percebe quando observa as pessoas que chegam ali, normalmente simpáticas motivadas pela procura de um lugar mais tranquilo ou para atividade como a escalada em rocha, ou rapel.

QUER ACAMPAR ?

Essa é uma das atividades boas para se fazer no parque, que está entre os poucos campings da região do pé da serra do mar. É um dos lugares mais tranquilos e bem visitados, principalmente por escaladores, um pouco mais tranquilo e diferente da rota das cachoeiras(que não fizemos registro ainda) que tem um fluxo bem maior e é focado em uma grande trilha .


TRILHA DA CACHOEIRA

A entrada já inspira a passar um final de semana, barracas, tudo organizado, limpo. A mente se foca na transpiração do local, nossas preocupações ficam dentro do carro.
É uma progressiva sensação de liberdade, conexão com um mundo não tão artificial. As potencias da natureza já começam a ser percebidas pelo som da cachoeira a alguns metros, vista pelas janelas naturais.
Alguns bons pensamentos se conectam com sentimentos da estruturação de acesso a cachoeira.
Como um portal, a pedra do portal te convida a entrar em mundo cheio monumentos naturais, evocam histórias do local, da descoberta, de noção do tempo e espaço.


O que vem a mente é o tamanho destas grande pedras sobrepostas, parecem colocadas ali pelas grandiosas forças naturais que em algum momento do passado, soltaram do maciço de rochas esses blocos.


O SALTO

A chegada a cachoeira é um refresco mental, e físico pois as gotículas formam uma brisa geladinha em contraste ao calor do corpo gerado na trilha.

Na Volta ao estacionamento ainda existem vários lugares para contemplação da rochas
ESCALADA
Usando o acesso a Caverna o parque ainda contempla os amantes de vias de escalada, conhecida como uma das melhores vias da região, o parque oferece varias possibilidades e dificuldades. Segue os setores https://www.parquebracoesquerdo.com.br/escalada
É impossível conseguir transmitir a grandiosidade desse bloco de pedra, ou detalhes do local. Mas os registros que fizemos tentam pegar algumas essenciais que fazem parte do clima do lugar.
CUIDADOS
Leve dinheiro, repelente, calçado fechado, calça comprida e boa vontade. Conservação sempre faz parte da mentalidade do aventureiro, então leve seu lixo embora, não deprede e fique sempre junto em grupo, principalmente com crianças.
SOBRE
Parque fica a cerca de 9,5km(20minutos) da BR-280 liga Jaraguá do Sul a São Bento do Sul.
VISITAÇÃO: R$ 10,00 – CAMPING: R$ 15,00 POR NOITE
O Parque Natural Braço Esquerdo possui uma infraestrutura com estacionamento, loja de conveniência, banheiros com chuveiros quentes, área de camping coberta além de oferece atividades como rapel e trilha guiada.
Deixe uma resposta