Filmes que nos comovem por suas histórias e elevam nosso pensamento a atitudes…


1-Na natureza selvagem-INTO THE WILDmv5bmtawndeyodu1mjheqtjeqwpwz15bbwu2mdc3ndqwnw-_v1_

Este filme se tornou principalmente emblemático na ultima década. Conta a história, uma adaptação de  Sean Penn do livro não-ficção de  Jon Krakauer, sobre a jornada de Christopher McCandless “Alexander Supertramp”  largou tudo ao se formar 1990 e costurou, costa a costa da América do norte, até chegar no Alasca.

O enredo do filme está de forma não linear, através de flashbacks que nos apresentam o personagem. Apesar de não conseguir transmitir todas experiência ao longo dos  2 anos e 18000 km de jornada, esse filme consegue nos levar imergir e compartilhar alguns desafios físicos e psicológicos que este jovem resolveu enfrentar, ao fugir da sociedade.  


2-Livre – Wild 

MV5BMTczNzI2MDc1Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwOTU5NTYxMjE@._V1_SY1000_CR0,0,677,1000_AL_

Uma das queridinhas da América, Reese Witherspoon, protagoniza muito bem este drama biográfico. Especialmente interessante por mostrar evolução do marinheiro de primeira viagem para uma longa aventura, mas surpreende com a esperteza de Cheryl.

Baseada no livro Livre – A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço de Cheryl Strayed conta a historia de Cheryl pela popular rota PCT da  Costa do Oceano Pacífico ao longo dos mais 1600 Km durante alguns meses. Além de apresentar lindas paisagens, mostra bem os desafios, físicos até sociais inseparáveis de uma longa caminhada solo e o desprendimento e perspectivas que uma jornada desta podem ocasionar.


3-The way -O caminho

MV5BMTU4MzM4NzkyOF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjQwNjMzNg@@._V1_SY1000_CR0,0,674,1000_AL_

Famoso caminho de Santiago de Compostela com mais de 700km de extensão, exige pelo menos 30 dias ser percorrido. É uma das vias mais conhecidas popularmente no mundo por estar em uma região medieval e antiga, ela tem 800 anos de existência e conecta história de crenças entre a França e Espanha. Mas como todo trekking que se preze é a uma jornada interna de descobrimentos que levam a transpor a dor e a superação.

Este filme de Emilio Estevez (filho Daniel no filme) apresenta bem essa jornada de um inexperiente em trekking, mas corajoso, Pai que perde o filho único morto nos Pirinéus em uma tempestade durante a caminhada no Caminho de Santiago. Em vez de voltar para casa, Tom decide embarcar em uma peregrinação histórica para honrar o desejo de seu filho para terminar a viagem. De uma forma bem humorada o filme consegue dar um gostinho do ar da rota, faz ficar com vontade fazer esse caminho, mas deixando margem para descobertas. A narrativa desenvolve bem o personagem forte de Tom (Martin Sheen) o pai, quando se encontra com outros peregrinos com objetivos inicialmente divergentes, e descobre a importância de fazer o caminho com companheiros.


4-Wildlike

MV5BMTQ1MDk1MjkyMV5BMl5BanBnXkFtZTgwODk4Mjk2NjE@._V1_SY1000_SX675_AL_

Mackenzie, uma adolescente problemática, mas bem espertinha, é enviado por sua mãe lutando para viver com seu tio em Juneau, Alasca. Mas seu tio não mostra ser um bom cuidador e transforma a vida dela em um péssimo desfio diário. Desta nasce jornada do filme, ela desesperada, espertamente consegue fugir de seu Tio. O problema é que ela solitariamente passa a percorrer e se aprofunda nas regiões interiores do Alaska.

Perdida e sem ninguém a quem recorrer, ela persegue discretamente um mochileiro solitário, Bartlett, uma figura paterna com profundas cicatrizes emocionais em uma jornada interior. Juntos, eles cruzam regiões selvagens e descobrindo fascinantes lugares.


5-Everest

MV5BMjMzMjIxOTIxMl5BMl5BanBnXkFtZTgwNTk4NDI0NjE@._V1_SY1000_CR0,0,631,1000_AL_

Este filme conta uma das piores tragédias na ascensão do gigante da terra. Na manhã de 10 de maio de 1996, alpinistas de duas expedições comerciais começam a sua ascensão final para o cume do Monte Everest, o ponto mais alto da Terra. Inesperadamente, uma violenta tempestade atinge a montanha, engolindo os aventureiros em uma das tempestades mais ferozes já encontrado pelo homem. Desafiado pelas condições mais adversas imagináveis, as equipes devem suportar bolhas ventos e temperaturas de congelamento em uma batalha épica para sobreviver contra as probabilidades quase impossíveis.


6-Transpatagônia

transpatagonia-capa2

O filme-documentário TRANSPATAGÔNIA, de Cauê Steinberg, mostra os seis meses de mountain bike e trekking de Guilherme Cavallari por toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo. O aventureiro e autor de 18 livros sobre turismo e esporte de aventura percorreu sozinho 6.000 km de bicicleta evitando asfalto e fez ainda mais de 500 km de trekking selvagem exploratório.


7-7 anos no Tibet

blu-ray-sete-anos-no-tibet-leg-em-portugus-10961-MLB20037255649_012014-F

Após a morte de 11 alpinistas, austríaco Heinrich Harrer (Brad Pitt) decide adicionar glória ao seu país e ao orgulho alemão subindo Nanga Parbat na Índia britânica, e deixa sua esposa expectante para trás. Egoísta e solitário, ele não se dá bem com outros em sua equipe – mas deve dobrar aos seus desejos após o mau tempo os ameaça. Em seguida, a Segunda Guerra Mundial irrompe, eles são presos. Várias tentativas de fuga frustradas, finalmente tem êxito, com apoio Peter Aufschnaiter (David Thewlis), e terminam na cidade santa de Lhasa – um lugar proibido para estrangeiros. Com comida e abrigo,  Peter acaba por se casar com uma alfaiate, Pema Lhaki, enquanto Heinrich faz amizade com o Dalai Lama. Ele reúne-se regularmente para saciar a curiosidade do Jovem Dalai sobre o mundo e filmes. Em troca ele é exposto aos ensinamentos de Buda e até mesmo constrói um cinema, enquanto recebendo a notícia do fim da guerra e seu divórcio, resolve retornar.

Escrito por Cássio Marcel Spuldaro Lopes

Administrador do Projeto MOCHILACAFFÉ , sonhador e eventualmente aventureiro.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s