Conheça esse esporte novo que une amigos, cães e humanos e nasceu de uma atividade antiga de trenos.

15573286838_be182232c9_z
Nk Canicross The Netherlands – Foto:Harold Meerveld

 

O que é Canicross?

13054423933_ec3a4bb879_z
Circuitos Urbanos-Foto:Ferran

É um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno rustico, onde o homem e seu melhor amigo, o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Cão e Humano sempre atrelados por uma guia.

O condutor normalmente usa um cinto, que se conecta a corda elástica, e essa se conecta ao Harness que é uma espécie de colete de tração no cão. A corda elástica reduz o choque em ambos.

Origem: 

yukon-sled-dogsO esporte é originário da Europa, mais especificamente do Reino Unido, onde foi criado como forma de treinamento para cães de trenó. Percebendo que essa pratica dava prazer para ambos, decidiram que este poderia ser um hábito bom, mais tarde se tornando o Canicross.

Quem pode praticar?

É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que em condições físicas para tal. Obviamente, antes de sair correndo com o cão, é altamente recomendado que,


Dogfit-273.jpgcondutor e cão, sejam submetidos a exames médicos para saber se tudo está bem. A prática do canicross é muitíssimo prazerosa para quem gosta de atividade física ao ar livre. Para competições, não existe um limite máximo de idade para condutores, mas sim um mínimo de 7 anos, e em distâncias curtas. Já para os cães, a idade inicial é de 1 ano, e a máxima deverá ser avaliada pelo condutor consciente e seu veterinário. O canicross, diferente de outros esportes com cães, não requer pedigree. São permitidos cães de todas as raças incluindo cães sem raça definida. O esporte é novo no mundo todo, com cerca de 10 anos de vida, e está na hora de nós, brasileiros, também praticarmos.

26jan2013---caes-puxam-treno-durante-corrida-internacional-canina-na-aldeia-de-raubichi-cerca-de-20-km-de-minsk-em-belarus-1359223884878_956x500

 

Fontes: Harold Meerveld CaniCrossBrasil Ferran

Escrito por Cássio Marcel Spuldaro Lopes

Administrador do Projeto MOCHILACAFFÉ , sonhador e eventualmente aventureiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s