Já tentou tirar foto a noite? Entenda com se faz fotos noturnas ou de longa exposição. Por Eduardo Rocha.

02

Hoje cada vez mais as pessoas estão tendo acesso a fotografia, seja por meio de smartphones ou câmeras fotográficas com mais recursos, normalmente chamadas de cameras semi-profissionais. E com isso vem a curiosidade em saber como certas fotografias são feitas, e uma técnica fotográfica que chama bastante atenção é a fotografia noturna de longa exposição, que geralmente proporciona interessantes efeitos de luz. O uso desta técnica possibilita uma interessante viagem ao mundo da fotografia e ao seu conceito mais puro que seria o simples fato de desenhar com a luz. Podemos citar as fotografias em lightpainting e astrofotografia alem de inumeras possibilidades de fotos que podem ser feitas utilizando essa técnica.

03
Exemplo de uma rodovia iluminada pelo farol dos carros.

01Para iniciar nessa técnica é importante que você tenha algum conhecimento mínimo em técnica foto
gráfica pois terá que fazer ajustes em itens como, abertura de diafragma, tempo de exposição e ISO (sensibilidade), e entender como esses três elementos trabalharão juntos para que você consiga a fotografia com o efeito desejado. Sempre lembrando que em caso de dúvidas você poderá ainda consultar o manual da câmera pois nele é possível encontrar muitas informações importantes sobre termos comumente usados na fotografia.

Sendo assim vou listar abaixo alguns passos importantes para que você possa sair fazendo seus experimentos com essa técnica:

  • Você vai precisar de uma câmera fotográfica que possibilite fazer ajustes manuais, modo de operação M.
  • Procure sempre conciliar a técnica fotográfica com uma composição fotográfica que deixa a sua fotografia ainda mais interessante..
  • Como essas fotografias costumam ter um tempo de exposição longo é importante que a câmera esteja estabilizada, e isso você pode conseguir usando um tripé ou então apoiar a camera em algum outro local e se certificar de que ela não irá mexer enquanto estiver com o obturador aberto.
  • Dependendo do que voce está fotografando, essa fotografia exigirá mais ou menos tempo no momento da captura. Por exemplo se voce deseja fazer um time lapse com fotografias em longa exposicão, isso exigirá algumas boas horas de capturas para se conseguir o resultado final. Então planeje-se adequadamente para cada tipo de fotografia.
  • Durante a configuracao da camera, programe-a para que o disparo aconteca atraves do temporizador (2 segundos é o suficiente) para evitar algum movimento indesejado se estiver fazendo isso manualmente. Tem tem a opção de utilizar o controle remoto caso a sua camera tenha esse acessorio.

A princípio com essas informações ja é possivel conseguir alguns resultados interessantes. Lembre-se de que as fotografias de longa exposição podem ser feita tanto noturnas como também durante o dia também. E quanto mais voce entender a relação entre estes tres fatores, diafragma, obturador e ISO, maiores serão as suas possibilidades.04

Nos próximos posts estaremos falando mais especificamente sobre algumas fotografias de longa exposição, noturnas ou com a luz do dia. Por agora estou postando alguns exemplos de fotografias em longa exposição. Fiquem a vontade para tirar alguma dúvida, ou fazer críticas e sugestões.

Escrito por Cássio Marcel Spuldaro Lopes

Administrador do Projeto MOCHILACAFFÉ , sonhador e eventualmente aventureiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s