Gadawan Kura como são conhecidos na Nigéria, são os mestres das hienas, macacos e cobras e as vezes cães.” 

O homem é extremamente adaptável, mas as vezes  a “homeostase social” gera belezas surreais. O fotografo Sul Africano Pieter Hugo (link site) nos leva uma reflexão alienígena ao nos apresentar esses “Arquétipos Nigerianos” em registros fotográficos que lembram filmes cyberpunk’s estilo Distrito 9.

O que surpreende é como não deixar de perceber uma certa americanização destes “Hyenaboys”. Essa ostentação bizarra, refletida em suas indumentarias, em seus “Pits”, poses que caricaturam algo como a cultura de gueto “Gangsta” de uma maneira Hard. Um mérito está no grande estravagante estilo que chegaram, dando inveja a muitos Rapers famosos. Através hibridação urbana/selvagem que eles conseguem originalidade por fazer uma mistura detalhada nos elementos que escolhem, se é que escolhem ou são meramente o que estão disponíveis. Mas ha de se reconhecer que esses são casca grossa de verdade, não somente posers, pois não é qualquer um que domina uma hiena hoje em dia.

O texto que segue tambem reflete bem o quanto pode ser incomodo, ao mesmo tempo fascinante, observar estes registros. Esse post teve origem há 6 anos atras em um projeto que tentei iniciar, esse texto a seguir originalmente foi traduzido pelo “tio Google” de um blog que esbarrei.pieter_hugo_10

“Até que ponto isso é ou parece ser maldade? Não sei, para mim soa como algo bizarro… mas a cultura local  de um grande centro, pode definir melhor como alguns indivíduos que queiram se tornar anti-sociais (pelo menos parecer) podem se comportar. O mais estranho, é que percebo uma certa afinidade entre os animais e os seus “mestres”, se é que posso chamar de uma demonstração de afeto.

Abdullahi-Mohammed-with-Mainasara-Ogere-Remo-Nigeria-2007-1024x1024

A cultura deste povo Hauça da região de Lagos, no sudoeste da Nigéria  que é a segunda maior cidade africana, administrada no que parece com uma forma mais moderna de “grandes tribos”( LGA’s)  parece que vem de uma tradição local antiga. Bom uma coisa eu digo, como teve um tempo no Brasil em que se popularizou os Pitboys, acredito que seja o mesmo que se passa na cabeça destes jovens homens. Lamento somente pelo animais.”

pieter-hugo-download2

Anúncios

Escrito por Cássio Marcel Spuldaro Lopes

Administrador do Projeto MOCHILACAFFÉ , sonhador e eventualmente aventureiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s